Mais uma importante etapa foi concluída na usina hidrelétrica de São Manoel. No último sábado, 27 de janeiro, foi realizada a descida do rotor da turbina da quarta unidade geradora. Com 548 toneladas e 9,75 metros de diâmetro, o conjunto Kaplan é um dos maiores do mundo em dimensão. O rotor é a parte da turbina que tem contato direto com a água e é responsável pela movimentação do rotor do gerador. Ele é composto por ogiva, cubo do rotor, cinco pás, eixo e tampa intermediária. As unidades geradoras UG1 e UG2 já estão em operação comercial.

De acordo com Rodrigo Calixto, superintendente de Empreendimentos de Geração de Furnas, a descida da Árvore Kaplan da última unidade geradora da usina de São Manoel é mais um marco na construção do empreendimento. Segundo ele, o próximo passo é descer o rotor gerador e, posteriormente, fechar a máquina para iniciar a fase de testes a seco e com água. Ainda de acordo com Calixto, a montagem sempre foi um grande desafio de logística por conta das distâncias, mas agora falta pouco para finalizar essa etapa da implantação.

Rotor da turbina da UG4 da UHE São Manoel

Localizada entre os municípios de Jacareacanga, no Pará, e Paranaíta, no Mato Grosso, a hidrelétrica conta com quatro unidades geradoras tipo Kaplan de 175 MW cada, totalizando 700 MW de capacidade instalada, o que representa energia suficiente para abastecer uma cidade com 2,5 milhões habitantes. A usina é construída pela Sociedade de Propósito Específico São Manoel Energia, formada por Furnas, EDP do Brasil e CTG Brasil.