CPFL Paulista investe R$ 435 mil em equipamentos de sistema de água e esgoto

Troca foi financiada com recursos de Programa de Eficiência Energética e vai permitir economia de 187,36 MWh ao ano

A CPFL Paulista investiu R$ 435 mil na troca dos equipamentos de bombeamento e tratamento de água do Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Amparo (SP). A substituição por modelos novos e mais eficientes proporcionará uma economia de 187,36 MWh ao ano, energia suficiente para abastecer 78 residências com o consumo de 200 KWh/mês.

A iniciativa, financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica, prevê a substituição de motobombas mais antigas por equipamentos mais novos e de alto rendimento. O projeto, que prevê uma redução de demanda de 70,67 kW no horário de ponta, irá beneficiar toda a população de Amparo, que hoje está em torno de 69 mil habitantes.

Com a diminuição do consumo de energia elétrica, o projeto também contribui para o meio ambiente, pois, somente com a troca dos equipamentos, é possível evitar a emissão de 13 toneladas de CO2. Para efeito de comparação, essa quantidade de dióxido de carbono representa o mesmo que o plantio de 77 novas árvores.

De acordo com o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia, a missão da CPFL, como empresa que tem a sustentabilidade como um de seus princípios, é promover o consumo inteligente e eficiente de energia. Segundo ele, por este motivo ela desenvolve projetos e obras de eficiência energética como este, que ajudam a disseminar a cultura do consumo racional em toda a sua área de atuação.