CCEE aponta crescimento de 2,2% no consumo de energia em dezembro

Apesar da elevação, setores de bebidas, químico e comércio mantiveram queda na demanda de energia no último mês de 2017

A CCEE apresentou nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, informações do boletim InfoMercado Mensal, com dados conclusivos de dezembro de 2017, o consumo de energia elétrica no SIN alcançou 63.279 MW médios frente aos 61.946 MW médios consumidos no ano anterior, elevação de 2,2%.

Na análise por ambiente, o consumo no mercado regulado apresentou queda de 1,7%. Já no mercado livre, houve aumento de 13% no consumo, índices influenciados diretamente pelo movimento de migração dos consumidores para o ACL.

Os ramos da indústria monitorados pela Câmara, incluindo autoprodutores, consumidores livres e especiais, apresentaram queda no consumo em setores como o de bebidas e de comércio, com -2% e -0,2%, respectivamente. Outros segmentos como o químico e de minerais não-metálicos também registraram diminuição no consumo no período, com -2,7% e -0,5%, respectivamente.

Os maiores índices de consumo em dezembro, no mesmo cenário sem migração, foram os registrados nos setores de veículos, metalurgia e produtos de metal e têxtil, com 11,5%, 11,4% e 8%, respectivamente.