A Tradener recebeu autorização ambiental para extrair, em caráter de teste, o gás natural de dois poços no distrito de Barra Bonita, município de Pitanga, no centro do Estado do Paraná. Essa licença foi emitida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) no dia 12 de Janeiro e é válida para todo o ano de 2018.
O presidente da Tradener, Walfrido Avila, comentou que esse documento é fundamental para atestar a viabilidade econômica do poço. E ainda, que a companhia está preparando toda a acessibilidade aos poços, bem como a contratação de uma empresa especializada na compressão e transporte de gás. O combustível a ser retirado ainda na fase de teste é comercializado normalmente.
A extração deve começar em julho deste ano e a expectativa é de alcançar 30 mil metros cúbicos por dia durante essa licença de teste. Na sua plena capacidade de extração deverão produzir 100 mil m³ diariamente, o equivalente a cerca de 15 caminhões. O investimento apenas na operação para o início de extração desses poços, é de US$ 2 milhões.