A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica habilitou mais uma empresa para atuar como comercializador varejista. Dessa vez é a Focus Energia, a sétima a entrar nesse mercado. A aprovação foi dada na última reunião do Conselho de Administração. Agora a empresa está apta a iniciar a representação de consumidores com este perfil, sendo responsável por toda operação de seus representados no mercado livre de energia, desde a migração para o Ambiente de Contratação Livre – ACL até a gestão de todos os procedimentos relacionados à sua operacionalização, entre eles modelagem, medição, contabilização, obrigações financeiras, entre outros.
Regulamentado em 2015, o comercializador varejista foi criado para tornar mais simples a atuação de empresas de menor porte, reduzindo a complexidade da adesão e facilitando o desenvolvimento do mercado livre. A empresa interessada em se habilitar como varejista deve ser uma comercializadora ou um gerador, além de ser obrigatoriamente agente da CCEE.
A Focus junta-se à Comerc Power, CPFL Brasil Varejista, Copel Com, a EDP C, Mega Watt e Engie BR CVE. Juntas, estas empresas representam 16 unidades consumidoras na CCEE.