Schneider firma parceria com SEforALL para promover acesso universal à energia

Companhia busca cumprir compromisso com resolução da ONU de reduzir a pobreza energética

A Schneider Electric fechou uma parceria com a Sustainable Energy for All (SEforALL) para acelerar o progresso do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS) de número 7, que trata do fornecimento de energia limpa e acessível para todos. A parceria de quatro anos foi assinada no último dia 23, durante a reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, por Rachel Kyte, CEO e Representante Especial do Secretário-Geral da ONU da SEforALL e Jean-Pascal Tricoire, Presidente e CEO da Schneider Electric.

A agenda de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece 17 ODSs a serem atingidos até 2030, a fim de eliminar a pobreza, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade para todos em qualquer lugar do mundo. O ODS 7 visa “assegurar a obtenção de energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos”, como pré-requisito para que haja educação infantil, qualidade de vida, desenvolvimento econômico e sistemas de saúde efetivos em todo o mundo.

Seguindo o padrão atual de acesso à energia, cerca de 1 bilhão de habitantes continuarão dependendo de formas perigosas ou irregulares de energia. Mas para reverter esse quadro, até 2030, o ODS 7 tem o objetivo de solucionar essa questão e alcançar o acesso universal, além de melhorar significativamente a eficiência energética e garantir o uso generalizado de energia renovável globalmente. “Todos nós temos a responsabilidade de tornar o acesso à energia um direito humano inalienável e reduzir a desigualdade de energia que continua a prejudicar a qualidade de vida de uma grande parte da população. Como uma empresa responsável, a Schneider Electric tem o dever de ajudar a atingir esse objetivo, o que exigirá um esforço coletivo, dada sua importância e os complexos desafios envolvidos”, afirmou Jean-Pascal Tricoire.

“Ter uma liderança corporativa que realize uma transição energética que abranja a todos é fundamental. Esta parceria apoiará nosso trabalho na criação de um sistema de energia eficiente, igual e resiliente que possa fornecer energia limpa, acessível e confiável para todos. Ao juntar-se à rede global de parceiros da Sustainable Energy for All, a Schneider Electric traz sua liderança a um movimento que está focado em – juntos – ir mais longe e mais rápido para eliminar os problemas de acesso à energia”, comentou Rachel Kyte CEO da SEforAll.

Uma organização sem fins lucrativos está trabalhando com líderes do governo, do setor privado e da sociedade civil para alcançar o SDG 7. Com esta parceria, a Schneider Electric une forças com empresas como a Enel, Iberdrola e Philips Lighting, assim como com organizações como a Fundação das Nações Unidas e a Associação Global de Iluminação Off-Grid (GOGLA, na sigla em inglês). Como parceira, a companhia compromete-se a ajudar a desenvolver e efetivamente implementar quatro programas: “Acelerador de Eficiência em Edificações”, “Acelerador de Eficiência Energética Industrial”, ” Acelerador Centrado nas Pessoas” e “Acelerador de Eletrificação”, garantindo que os recursos certos estejam disponíveis.

A empresa já nomeou os funcionários responsáveis por direcionar cada um dos quatro programas. Para apoiar este trabalho, o grupo terá acesso aos recursos do SEforALL, como seus mapas de calor – uma ferramenta para ajudar a concentrar recursos de forma a conquistar o máximo impacto no acesso à energia, eficiência energética e renováveis. Os mapas mostram o progresso global da energia sustentável, com base em informações de diversas fontes, incluindo mais de 80 indicadores, como tipo de energia utilizada, qualidade das redes elétricas, fornecedores de energia, entre outras.