Um dos mais belos cartões-postais do Rio de Janeiro e sede das provas de remo e canoagem dos últimos Jogos Olímpicos, a Lagoa Rodrigo de Freitas será cenário da segunda edição do Regata Solar de São José, que acontece no sábado, 17 de março, na sequência da barqueata organizada pela Paróquia São José, dentro da trezena em homenagem ao santo, que ocorre no dia seguinte. O evento inicia a partir do meio dia, com a barqueata, e às 15 horas terá a regata com os barcos solares toma conta da Lagoa.

Tanto a barqueata quanto a regata irão iniciar seus percursos em frente à igreja, localizada na Avenida Borges de Medeiros, 2.735. A barqueata terá a participação da Marinha do Brasil e dos clubes localizados na Lagoa (Vasco, Flamengo, Botafogo, Caiçaras e Naval Piraquê), além de outros convidados.

A regata terá a participação de seis equipes (Arariboia, ETEHL, ETAM, Smart, Solar Brasil e Cajaíba), cada uma com um barco solar. A linha de largada e chegada estará localizada em frente à igreja de vidro, como é conhecida a Paróquia São José, no Rio, por causa da construção feita toda no material.

Com mais uma edição do evento, a paróquia dá continuidade à linha de atuação destinada a sustentabilidade por meio de projetos já implantados, como a própria geração de energia em um sistema batizado de “Igreja Solar”: são 56 placas fotovoltaicas instaladas no telhado em forma de cruz, responsáveis por parte da demanda da energia consumida.