O consumo de gás natural no país apresentou crescimento de 12,8% frente ao mesmo mês do ano anterior. Foram consumidos, em média, 60,77 milhões de metros cúbicos/dia em janeiro de 2018 ante 53,87 milhões metros cúbicos/dia no mês inicial de 2017. O consumo de gás natural para geração de energia elétrica atingiu 21,7 milhões de metros cúbicos/dia em janeiro de 2018, representando um crescimento de 33,1% quando comparado com o mesmo período de 2017. Já o consumo da indústria apresentou expansão de 11,3% no período.

As informações compõem levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), feito com concessionárias em 20 estados, reunindo dados em diversos segmentos: residencial, comercial e automotivo, entre outros.

“Os números de janeiro evidenciam o potencial do gás natural para fortalecer a economia brasileira e confirmam sua importância para a matriz energética do país”, afirma o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

Entre janeiro de 2017 e janeiro de 2018, o crescimento da base de clientes foi de 7,2% – totalizando 3,3 milhões de consumidores. “Esperamos que o Projeto de Lei 6407/13, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional, possa de fato mudar o cenário da oferta do gás natural no país. Precisamos ter mais ofertantes da molécula para impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura e aumentar a competitividade do energético”, afirma o presidente executivo da Abegás.

No segmento automotivo, o consumo de GNV cresceu 7% em relação ao mesmo mês de 2017, resultado da maior competitividade do GNV frente aos combustíveis líquidos. No consumo comercial, o segmento apresentou crescimento de 12,4% na comparação com janeiro de 2017, mostrando sinais de recuperação depois da forte desaceleração da economia.

No segmento residencial, na comparação com janeiro do ano anterior, o crescimento em 2018 foi de 19,4%. Na cogeração, houve um crescimento de 16%, na comparação com janeiro de 2017, em linha com o movimento de retomada da indústria