O edital com a regras do primeiro leilão de transmissão de 2018 ficará em audiência pública de 15 de março a 13 de abril. O certame previsto para 28 de junho vai ofertar 24 lotes de concessões com 60 empreendimentos em 18 estados e investimento previsto R$ 8,9 bilhões.

Os projetos somam 3.954 km de linhas de transmissão e 13.866 em capacidade de transformação. Entre os lotes leiloados estão 19 projetos ofertados pela primeira vez, dois que não tiveram propostas no leilão 5/2016 e três que pertenceram às empresas Cearense, ATE XXIII e ATE XXIV e tiveram seus contratos extintos por descumprimento de cronograma.

A novidade do edital lançado pela Agência Nacional de Energia Elétrica é a inclusão do procedimento para obtenção do benefício do Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura, que deverá ser solicitado pelo investidor antes da assinatura do contrato de concessão. A alteração vai simplificar os processos de enquadramento dos empreendimentos no Reidi. Confira os lotes com a relação dos empreendimentos, clicando aqui.