Siemens planeja investir 1 bi de euros no Brasil em 5 anos

Empresa assinou memorando de entendimento que poderá triplicar os aportes da multinacional alemã no país sendo que energia é um dos focos

A Siemens assinou um memorando de entendimento com a Agência Brasileira de Promoção de Investimentos e Comércio (Apex-Brasil), em São Paulo. De acordo com comunicado da empresa, as iniciativas descritas no acordo podem dar início a um novo ciclo de crescimento sustentável no Brasil nos próximos cinco anos. A multinacional planeja triplicar seus investimentos, chegando até 1 bilhão de euros, durante esse período em iniciativas relacionadas à eletrificação, automação e digitalização.
No escopo do acordo estão a atuação ante desafios em infraestrutura, especialmente nos setores de energia, transporte e saúde, além de promover maior competitividade das indústrias locais por meio do aumento da produtividade, com base principalmente na digitalização e eficiência energética. E ainda, a Siemens compartilhará conhecimentos, organizando workshops, treinamento, eventos, simpósios, disseminação de conceitos, parcerias tecnológicas e acadêmicas, licenciamento de software e estudos personalizados.
De acordo com estimativas da Siemens apresentados nesse comunicado, a iniciativa pode atrair mais de 50 bilhões de euros em recursos financeiros adicionais no Brasil vindo de várias fontes. Isso será feito promovendo investimentos e transferência de know-how em segmentos estratégicos identificados como deficiências da economia local. No geral, continuou, podem ser criados até 1,2 milhão de empregos no processo, promovidos por um ambiente de negócios mais dinâmico.