O ano de 2017 foi marcado por importantes investimentos realizados pela RGE (RS) na rede elétrica de Passo Fundo e Entre-Ijuís. Ao todo foram R$ 6 milhões investidos em 185 obras para ampliação e modernização do sistema de distribuição das duas cidades, beneficiando diretamente quase 91 mil consumidores.

Em Passo Fundo, uma das 162 ações executadas pela distribuidora do Grupo CPFL Energia em 2017 foi a construção de novos alimentadores, que iniciam no bairro Santa Marta e se dividem para vários bairros e região central do município, através de postes de concretos e redes compactas o que assegura um melhor convívio com a arborização urbana, melhorando a confiabilidade e continuidade no fornecimento.

Além da construção dos novos alimentadores, outras obras foram executadas, como manutenção e troca de cabeamento das redes de média e baixa tensão, trocas de postes de madeira por concreto em todos os bairros da cidade, instalação de religadores automáticos, reguladores de tensão e transformadores de energia. As ações fazem parte do Plano de Manutenção e Expansão executado pela concessionária de maneira contínua a fim de fortalecer e modernizar a rede de distribuição de energia.

Para Gerente de Serviço de Rede da RGE Centro, Luiz Carlos Moreira Júnior, os investimentos da distribuidora no município seguirão altos em 2018. “Já estamos executando diversas obras de melhoria das redes e também de extensões e novas ligações de energia. Os clientes da RGE em Passo Fundo terão um ano de muitos investimentos na sua rede elétrica”, destacou Moreira Júnior.

A Consultora de Negócios da RGE, Eliana Bortolon, ressaltou a importância da energia elétrica no processo de desenvolvimento socioeconômico da cidade que é a Capital Nacional da Literatura. “Passo Fundo é a cidade-polo do Planalto Médio e hoje, com seus quase 200 mil habitantes, está em franco desenvolvimento e precisa, portanto, de um sistema de energia capaz de atender as necessidades de indústrias, comércios e, claro, todos os clientes residenciais. A RGE tem ciência disso e por este motivo executou obras que custaram R$ 5 milhões no ano passado”, comentou Bortolon.

Já no município de Entre-Ijuís, localizado no Noroeste do Estado, uma das 23 obras empreendidas foi executada na localidade de Ressaca do Faxinal, interior da cidade. Nesta ação, especificamente, foram substituídos 32 postes de madeira por novos de concreto, mais robustos e que melhor se adaptam ao padrão climático gaúcho. Os novos postes aumentam a confiabilidade do sistema, segundo o Consultor de Negócios da RGE, Rafael Lugoch. “Entre-Ijuís tem uma área rural bastante extensa e possui várias propriedades com atividades de agricultura e pecuária. Por isso, é necessário que estejamos sempre investindo na melhoria da rede elétrica também do campo”, destacou.

O Gerente de Serviços de Rede da RGE, Luiz Carlos Moreira Júnior, ressaltou que as obras na rede de Entre-Ijuís terão continuidade neste ano e destaca a relevância do investimento milionário feito pela distribuidora do Grupo CPFL em 2017. “Trocamos postes em praticamente todas as localidades do município, reformamos parte do cabeamento e investimos fortemente em componentes que modernizam nosso sistema. Tudo isso é sentido pelos 2.800 clientes que temos no município”, salientou Moreira Júnior.