Depois de um final de ano de retração na geração de empregos, o setor eletroeletrônico mostra sinais de recuperação, com mais de 4 mil vagas abertas no primeiro bimestre de 2018, segundo dados reunidos pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged).

Ao todo foram ofertadas 4.093 vagas, 1.374 em fevereiro, dando continuidade ao crescimento iniciado em janeiro, que teve 2.709 oportunidades. Com o resultado, o número total de empregados diretos passou de 234,1 mil em dezembro de 2017 para 238,3 mil em fevereiro. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor eletroeletrônico movimentou 2.768 novos empregos.

Para o presidente da Abinee, Humberto Barbato, o resultado de fevereiro consolida a retomada iniciada em janeiro. “A expansão do emprego é um termômetro positivo da gradual recuperação da atividade produtiva do setor eletroeletrônico”, afirmou. Segundo ele, a expectativa é de que esta tendência se mantenha ao longo do ano.

Apesar do crescimento, o setor ainda não recuperou as perdas recentes nos níveis de emprego, visto que, em dezembro de 2014, a indústria elétrica e eletrônica empregava juntas 294 mil trabalhadores.