A Coelba anunciou o início da operação da Subestação Asa Branca, construída pela concessionária na estrada do Pé de Serra, em Feira de Santana (BA). A subestação de oscilação de 69/13,8 kV possui capacidade de 26,6 MVA e cinco alimentadores de distribuição em 13,8 kV.

De acordo com a companhia, a nova SE beneficia diretamente 43 mil consumidores e uma população de 120 mil pessoas. Além da ampliação da oferta, o sistema elétrico será beneficiado com a redução do carregamento das subestações Feira I e Feira II, com a diminuição das perdas elétricas e a melhoria nos níveis de tensão e dos indicadores de continuidade do serviço, como a redução de interrupções no sistema. As melhorias atingem diretamente a região no entorno da subestação e indiretamente quase toda a cidade de Feira de Santana, que é atualmente atendida pelas SE’s Feira I, Feira II, Santa Mônica, Subaé, Tomba e Centro Industrial de Feira.

Segundo a Coelba, foram aplicados ao todo cerca de R$ 10 milhões no empreendimento e em linhas de transmissão e alimentadores. A Subestação se encontra interligada com as demais da região, o que permite um a maior flexibilidade operacional da cidade por meio da transferência de carga, que foi ampliada. Isto permite o restabelecimento do fornecimento de energia em menor tempo, em caso de falha de algum componente do sistema elétrico.

Os principais bairros atendidos serão Asa Branca, Pampalona, Campo do Gado Novo, Campo Limpo, Feira VI, Sítio Novo, Pedra Ferrada, Morada das Árvores, Calumbi, Feira IX, George Américo, Canavieira, Gabriela, Jardim Recreio, Nova Esperança, Sobradinho, Jardim Cruzeiro, além do distrito de Maria Quitéria. Uma região que apresenta grande crescimento urbanístico, com diversas ruas que contam com novos empreendimentos imobiliários residenciais e comerciais.