A Engie Brasil realizou na última quarta-feira, 2 de maio, o Engie Innovation Day 2018, que em sua quarta edição, debateu a inovação social no país, seus impactos positivos nos negócios e premiou o projeto Enguia Social por sua ação nesse campo, com foco em eficiência energética para famílias de menor renda. O CEO da Engie Brasil, Maurício Bähr, ressaltou na abertura do evento o foco da companhia em inovação e tecnologias que visam o emprego maior de energias renováveis, soluções para bem estar da sociedade e segurança, além de projetos para desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação, voltados para os públicos interno e externo.

O projeto selecionado para participar do Innovation Week 2018, que acontecerá entre os dias 22 de maio e 01 de junho, em Paris foi o Enguia Social. Ele é uma spinoff da Casa do Futuro, voltada para a população de baixa renda, que por meio de plataformas digitais mede e propõe a redução de consumo das moradias, levando a população a ter mais consciência no campo de eficiência energética. O projeto foi escolhido dentre os três finalistas: Projeto HomeCarbon, lidera por Rodrigo Lagreca; Projeto PW, de Rodrigo Ferreira, e o vencedor Projeto Enguia Social, de Rosana Corrêa e equipe.

Os três projetos finalistas atenderam aos requisitos do prêmio: ser um projeto de inovação social, com impacto positivo para a sociedade e retorno para os empreendedores, e estar atrelados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidades, como garantir o acesso de todos a serviços energéticos confiáveis, sustentáveis e modernos a um custo acessível.

Bahr mencionou no evento iniciativas da empresa como o sistema de semáforos inteligentes desenvolvido pela Engie em Niterói, o fornecimento de energia ao VLT Carioca e o desenvolvimento de tecnologias nas áreas de geração solar e eólica. De acordo com ele, todos devem fazer a sua parte e os investimentos em energia limpa feitos pela empresa, descarbonizando a matriz, e em soluções para Cidades do Amanhã estão dentro da visão estratégica de digitalização e descentralização da Engie. Segundo ele, para isso é preciso cada vez mais investir em inovação, em ideias, e o Engie Inovattion Day cumpre esse papel, premiando projetos com os quais se possa atuar em parceria.