Com 37 votos favoráveis, sete contrários e uma abstenção, o Senado aprovou a indicação de Sandoval de Araújo Feitosa Neto para compor a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica. A votação ocorreu em plenário na noite da última quarta-feira, 16 de maio. Horas antes, os senadores haviam aprovado a indicação de Rodrigo Limp.

Sandoval Feitosa é natural do Piauí, tendo se formado engenheiro eletricista pela Universidade do Maranhão (UFMA), com mestrado em Engenharia Elétrica e MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Estratégia. Trabalhou na Cemar e na Chesf antes de ingressar na Aneel, onde é superintendente.

Em sua sabatina na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) nesta semana, ele defendeu a ampliação das fontes alternativas de energia, principalmente a solar, sugerindo a implantação de um parque solar na região do semiárido como forma de gerar empregos e desenvolver a região Nordeste.

“Temos uma possibilidade enorme de fazer um grande projeto de inserção social, onde podemos, a partir da regulamentação já existente na Aneel, gerar essa energia nesses locais que têm essa particularidade social e fazermos o consumo em grandes centros, dentro da mesma área de concessão, avaliou.

Feitosa também salientou a necessidade de ainda realizar alguns aprimoramentos quanto à regulação do setor, para que os projetos ocorram em grande escala.

As informações são da Agência Senado