Buscando se adequar ao crescimento de carga de cidades como Goiânia e Anápolis e manter o nível de fornecimento de energia elétrica na região, Furnas anunciou a entrada em operação comercial da Linha de Transmissão Xavantes-Pirineus – Circuito 2 (230 kV). A nova LT possui 51,34 Km de extensão e ligará a subestação Xavantes, no norte de Goiânia e de concessão da Celg GT, à subestação Pirineus, localizada em Anápolis e operada pela empresa juntamente com a transmissora goiana.

Com um aporte total de R$ 67 milhões, o empreendimento faz parte do Contrato de Concessão da companhia com a Aneel, que previa a construção, montagem, operação e manutenção da linha, que passa por oito municípios: Goiânia, Goianópolis, Anápolis, Terezópolis de Goiás, Nerópolis, Leopoldo de Bulhões, Gameleira de Goiás e Silvânia. Entre os principais beneficiados está o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), que se encontra em franca expansão.

A instalação recebeu a Licença Ambiental para operação por meio de autorização da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos – SECIMA (GO). Também foi salientado pela empresa que a execução das obras aconteceu em conformidade com as Normas Regulamentares de Segurança do Trabalho, não havendo qualquer ocorrência de acidentes de trabalho na LT ou subestações, que contaram com 220 trabalhadores no horário de pico.