Ivan Monteiro é o novo presidente da Petrobras

Decisão foi tomada em reunião extraordinária do Conselho de Administração da empresa na última segunda-feira (4); Mandato vai até 26 de março de 2019

A Petrobras confirmou a nomeação de Ivan de Souza Monteiro para assumir a presidência da empresa após a demissão de Pedro Parente. A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração em reunião extraordinária na última segunda-feira, 4 de junho, que também decidiu pela participação do executivo no cargo de Conselheiro de Administração da petroleira até a próxima Assembleia de Acionistas.

O mandato do novo presidente irá até 26 de março de 2019, mesmo tempo de gestão dos demais membros da Diretoria Executiva. Além do cargo presidencial, ele acumulará a função de Diretor Executivo Financeiro e de Relacionamento com Investidores (DFINRI) da Petrobras, a qual ocupa desde fevereiro de 2015, até que um novo DFINRI seja eleito.

Ivan Monteiro é graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC-RJ e em Gestão pela PUC-Rio. No Banco do Brasil foi Vice-Presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores, Gerente Executivo da Diretoria Internacional, Superintendente Comercial, Gerente Geral nas agências do BB em Portugal e Nova Iorque e Diretor Comercial.

Atuou também como membro do Conselho de Administração das seguintes instituições: Visanet (Cielo), CPFL Energia, Neoenergia, Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação (SBCE), Banco Votorantim, BV Participações, BB SH- 2 MAPFRE, Ultrapar e BB Seguridade, além de integrante do Conselho Deliberativo da PREVI. Desde fevereiro de 2015 era membro do Conselho de Administração da Petrobras Gás S.A. (Gaspetro) e, desde julho de 2015, suplente do Conselho de Administração da Petrobras.