As tarifas da Copel distribuição terão aumento médio de 15,99% a partir de 24 de junho. Para os consumidores atendidos em alta tensão, o efeito médio será de 17,55%, enquanto as tarifas de baixa tensão aumentarão em média 15,13%. O índice de reajuste anual foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica nesta terça-feira, 19 de junho.

O efeito tarifário tem participação relevante dos custos da Parcela A da tarifa, que inclui encargos setoriais e compra de energia. Ela representou 7,49 pontos percentuais no índice de reajuste, com destaque para as cotas da Conta de Desenvolvimento Energético, com 3,86% de impacto, e compra de energia, com 3,65%. Pesou no custo a energia de Itaipu e das usinas em regime de cotas.

A tarifa reflete ainda a inclusão de 6,52% em componentes financeiros que serão pagos pelo consumidor nos próximos 12 meses, e a retirada de 1,67% em financeiros que entraram no reajuste de 2017. A Copel atende aproximadamente 4,5 milhões de unidades consumidoras no Paraná e tem faturamento anual de cerca de R$ 9,5 bilhões.