Brazil Wind Power reúne principais agentes de eólica em agosto no Rio de Janeiro

Durante três dias, as princiapis autoridades e agentes discutirão temas em pauta no setor

A nona edição do Brazil Wind Power, que será realizada de 7 a 9 de agosto no Rio de Janeiro (RJ), vai contar mais uma vez com os principais nomes e os assuntos mais comentados para debater o setor eólico. No primeiro dia, após a abertura que deverá contar a presença do ministro Moreira Franco, a chamada “quarta revolução industrial” será tema de um painel com a presença de João Carlos Ferraz, Coordenador Executivo do Projeto Industria 2027 da UFRJ e da presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica, Elbia Gannoum.

Já no dia 8 de agosto, o BWP começa discutindo os desafios da energia eólica no país. Eduardo Azevedo, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME; Luiz Eduardo Barata, diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico; Talita Porto, membro do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica; Reive Barros, presidente da Empresa de Pesquisa Energética; Tiago Barros, Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica e Renato Volponi, Presidente do Conselho de Administração da ABEEólica farão parte da mesa.

Outro tema que estará em pauta é a queda no preço da energia eólica. O presidente da Comerc, Cristopher Vlavianos; Joisa Dutra, diretora do Centro de Regulação em Infraestrutura do FGV/CERI e Fabio Garcia, deputado federal, são alguns dos que vão discutir os motivos da queda desse preço e como ele pode chegar ao consumidor.

A ex-ministra do meio ambiente Izabella Teixeira vai participar vai participar de painel sobre o papel social da energia eólica na construção do futuro. Quem também participa é Maristela Marques Baioni, representante Residente Assistente para Programa do PNUD no Brasil e Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.

No terceiro e último dia do evento, o primeiro debate do BWP será sobre as alternativas para o financiamento de parques eólicos. Giovanni Bosco Fernandes Junior, chefe do Setor de Energia do Santander, a Superintendente da Área de Energia do BNDES, Carla Primavera; o presidente da Rio Energy, Marcos Meireles e o Ivan Hong, diretor financeiro da Casa dos Ventos, serão os debatedores. Sempre presente nas edições do BWP, o painel sobre a cadeia do setor vai ter a presença de fabricantes como GW, Wobben, Siemens Gamesa e Nordex Accionam, além de Jorge Boeira, especialista em Desenvolvimento Industrial da ABDI.

Serviço
Brazil Wind Power 2018
Data: 7 a 9 de agosto de 2018
Local: Centro de Convenções SulAmérica – Rio de Janeiro
Info: www.brazilwindpower.com.br