Aneel aprova indicadores com metas de desempenho do ONS para 2019

Programa de performance operacional prevê pagamento de bonificação por eficiência a empregados da instituição

A Agência Nacional de Energia Elétrica estabeleceu 14 indicadores de desempenho e suas metas para o primeiro ciclo do programa de performance organizacional do Operador Nacional do Sistema Elétrico.  Os indicadores serão apurados de janeiro a dezembro de 2019. O bom desempenho será premiado com o pagamento de uma bonificação até julho 2020.

O adicional a ser pago aos empregados da instituição não será  incorporado aos salários. A ideia, segundo a agência, é desestimular condutas impróprias e incentivar comportamentos adequados, aumentar a eficácia e eficiência das ações do ONS.

Foram criados indicadores relacionados ao Programa Mensal da Operação; às atividades do ONS em tempo real; à emissão de documentos pelo operador que impactam o início de recebimento de receitas pelas empresas; à apuração de serviços e de encargos da transmissão e ao orçamento da instituição.

O resultados individuais de cada indicador serão agregados para a obtenção do Indicador Global de Performance Operacional. O IGPO apurado é que vai determinar o valor da bonificação de cada um. Os resultados das apurações serão divulgados mensalmente pelo operador para que possam ser acompanhados e monitorados pela Aneel, empresas associadas ao ONS e consumidores finais de energia elétrica.