O sistema elétrico que supre a Região Metropolitana do Recife recebeu um importante reforço nesta quarta-feira, 22 de agosto: a conclusão do processo de ampliação e modernização da Subestação Imbiribeira (PE), que aumentará a confiabilidade na rede e a flexibilidade do sistema. A iniciativa contou com cerca de R$ 7 milhões de investimentos realizados pela Celpe, numa obra que atende ao crescimento da demanda por energia e beneficia aproximadamente 350 mil habitantes, em mais de 120 mil unidades consumidoras.

Além do bairro da Imbiribeira, a subestação deve beneficiar diretamente outras localidades como Boa Viagem, Setúbal, Estância e trecho de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Durante as obras de reforma e modernização, a Celpe realizou uma série de melhorias, como a instalação de 15 disjuntores de média tensão (13,8kV) e oito (08)  de alta tensão (69kV).  Estrategicamente instalada, a unidade permitirá uma melhor gestão do sistema elétrico, possibilitando a redistribuição do atendimento de cargas dos bairros atendidos.

A gerente de Expansão da Subtransmissão da Celpe, Anapaula Nobre, ressaltou que, “na prática, as obras na subestação diminuem significativamente a possibilidade de ocorrências no fornecimento, sobretudo, para a Zona Sul do Recife”, com os clientes recebendo uma melhor qualidade no suprimento de energia.

Reforçando a importância do uso seguro da energia elétrica, o empreendimento teve seus muros grafitados com mensagens relevantes para toda a comunidade, como não soltar pipas nas proximidades da rede de distribuição, evitar a instalação de antenas perto da rede de energia e não fazer ligações clandestinas. A grafitagem das SEs tem sido adotada pela companhia pernambucana como estratégia para evitar pichações, transformando os muros em painéis com orientações sobre o convívio com a energia elétrica.