Criado em 1971, o Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – SNPTEE, maior evento técnico do setor elétrico brasileiro, terá sua próxima edição entre os dias 10 e 13 de novembro de 2019, sendo sediado nesta ocasião em Belo Horizonte (MG), através da Cemig.

O encontro é promovido a cada dois anos pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – Cigré-Brasil, e tem como objetivo promover o intercâmbio de informações de naturezas técnicas e gerenciais entre empresas e entidades que atuam no setor de produção e transmissão de energia elétrica, através de trabalhos de profissionais. A ideia é ampliar e aperfeiçoar o conhecimento do progresso técnico e tecnológico alcançado e das pesquisas em desenvolvimento para melhorar a efetividade dos sistemas de potência do país.

A previsão é de que a 25ª edição do evento conte com mais de 100 empresas patrocinadoras e um público estimado em 2 mil pessoas, composto por profissionais experientes e iniciantes no segmento, representando diversas empresas de energia elétrica, seja de engenharia, consultoria, centros de pesquisa, universidades, fabricantes de equipamentos e outras companhias que atuam especialmente na produção e transmissão de energia, tanto do Brasil como do exterior.

Segundo Nelson Benício, Coordenador do XXV SNPTEE, uma das novidades para o próximo ano são algumas transformações nos Grupos de Estudo, que passaram por uma renovação para acompanhar as novas tendências tecnológicas e necessidades de pesquisa e de mercado do setor. “Teremos a inclusão do tema Geração Distribuída no novo grupo de Sistemas de Distribuição e outro GE importante que irá trabalhar com fonte Eólica, Solar e Armazenamento”, contou Benício.

Após algumas alterações e incorporações, o Seminário será formado por um quadro de 16 GEs. Além das duas novidades referidas acima, estarão presentes Grupos como de Geração Hidráulica, Térmica, Linhas de Transmissão, Comercialização, Economia e Regulação de Energia Elétrica, Planejamento de Sistemas Elétricos, Subestações e Equipamentos de Alta Tensão e Aspectos Empresariais e de Gestão.

Sobre os preparativos para o encontro, o Coordenador destacou que os trabalhos técnicos podem ser submetidos pelos profissionais até 10 de setembro, através da página do evento na internet. Após essa data, os resumos serão apreciados e cerca de 500 serão selecionados para apresentação no evento.

Nesta edição, outra novidade será o Showcase Young Member (SYM), uma iniciativa do Cigré Internacional que busca dar aos jovens membros do Cigré a oportunidade de comunicar seus projetos a um público especializado e desfrutarem de uma excelente oportunidade de desenvolvimento e formação de networking, no início de suas carreiras.

“É uma oportunidade de trazer o público jovem ao evento, favorecendo sua assimilação às diversas questões abordadas sobre o setor”, comentou Nelson Benício, destacando também outro momento importante que será o Fórum da Mulher, uma homenagem especial dentro do SNPTEE para as colaboradoras do setor elétrico nacional.