Eletrosul assina parceria com chinesas para LT no RS

Shanghai Electric e Zhejiang Energy serão as sócias em projeto de R$ 3,9 bi

Parceria entre as empresas chinesas Shanghai Electric e Zhejiang Energy e a estatal brasileira Eletrosul vai viabilizar o investimento de R$ 3,967 bilhões na implantação e operação de empreendimentos de transmissão de energia elétrica no Rio Grande do Sul. O objetivo da cooperação, anunciada na última segunda-feira, 27 de agosto, no Palácio Piratini, é aumentar a cobertura de abastecimento da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Serão construídos através da Sociedade de Propósito Específico SZE Transmissora de Energia Elétrica 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão, oito novas subestações e a ampliadas 14 subestações já existentes. O acordo é resultado da chamada pública lançada em 2016 para seleção de interessados em parceria para implantação do Lote A do Leilão Aneel 004/2014. O executivo Chai Xiqiang, da Zhejiang Energy, destacou os recursos naturais do Rio Grande do Sul, que segundo ele, fazem do estado um espaço muito bom para investimento.

A construção do empreendimento deve gerar cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos em uma área de 59 cidades. Durante o ato, também foram entregues certificados de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica para a SZE, de Cadastro de Tributos Estaduais-Inscrição Estadual e licenças ambientais em diferentes trechos para implantação de projetos eólicos e termoelétricos.