A Enel Distribuição Rio concluiu nesta semana a instalação de 500 chuveiros elétricos eficientes no Condomínio Residencial Carlos Mariguella, do ‘Minha Casa, Minha Vida’, em Maricá. Os equipamentos irão reduzir em cerca de 50% o consumo de energia dos clientes contemplados, contribuindo também para a economia de água.

Através do Programa de Eficiência Energética, a Enel aplicou cerca de R$ 785 mil no projeto, que também incluiu a substituição de cinco mil lâmpadas das residências por lâmpadas eficientes de LED, que consomem menos energia.

Os chuveiros elétricos eficientes contam com um trocador de calor, que permite que a água que utilizada no banho chegue pré-aquecida ao chuveiro. O Responsável de Eficiência Energética da Enel no Brasil, Odailton Arruda, ressaltou que a tecnologia adotada não é de reaproveitamento da água. “O sistema instalado nas casas conta com uma espécie de tapete, por onde passa a água limpa antes de chegar ao chuveiro. Dessa forma, a água quente que cai no chão durante o banho aquece a água limpa que ainda será usada, diminuindo a energia necessária para tornar o banho quente”, explicou.

O sistema também conta com um regulador de temperatura que é instalado no chuveiro. Assim, ao invés de abrir mais o registro para se diminuir a temperatura da água, o ajuste é feito diretamente pelo regulador. A medida possibilita uma economia de cerca de 15 mil litros de água por ano por residência, levando em conta uma residência de quatro pessoas.