GE e Quebec Engenharia firmam parceria para construção de usina solar no Brasil

Fabricante vai fornecer inversores solares LV5 de 1.500 volts e trabalhar junto com a construtora no fornecimento de todo o escopo de alta tensão e conexão com a rede para o projeto Verde Vale III

A Construtora Quebec escolheu a GE Power para fornecer inversores e skids solares de 1.500 volts LV5 de 4,4 MW e 2,2 MW para a usina Verde Vale III, de 14 MW de capacidade instalada em Guanambi (BA). O projeto é de propriedade da Vientos Solutions, proprietária e operadora de ativos de infraestrutura de energia em mercados emergentes como o brasileiro.

Em comparação com os atuais pares de 1.000 volts, a tecnologia do novo inversor possui uma tensão mais alta, permitindo uma infraestrutura mais simples e eficiente, com a mesma produção energética. Essa tecnologia também a redução de custos de sistema, bem como em despesas operacionais e é credenciada pelo BNDES, atendendo ás exigências locais.

A fabricante fornecerá o serviço completo à Construtora Quebec, gerenciando montagem, comissionamento e a manutenção necessária para garantir o desempenho ideal e a durabilidade de todo o escopo elétrico da usina, incluindo as estações conversoras, transformadores e subestações de alta tensão, bem como a conexão com o Sistema Integrado Nacional.

“Ter o parceiro certo e confiável é essencial na indústria solar, que está cada vez mais competitiva nos dias de hoje”, comentou Scott Wells, CEO da Construtora Quebec, afirmando que a solução fotovoltaica eficiente da GE garante um projeto que reduzirá o investimento e os custos operacionais, permitindo que a criação do “valor real para o desempenho de longo prazo da planta”.

Patrick Fetzer, CEO da área Solar da divisão de Power Conversion da GE, mostrou-se animado com a parceria firmada entre a Quebec e o mercado brasileiro de Energias Renováveis. “Atualmente, somos responsáveis por mais de 1 GW em inversores, o que mantém nosso compromisso de reduzir o custo nivelado de eletricidade no país, fornecendo energia limpa e eficiente para a comunidade local”, ressaltou.

Na visão de Azeez Mohammed, presidente e CEO da divisão de Power Conversion da GE, a energia solar aparece em destaque na América Latina, tendo o Brasil como principal mercado do continente e que não para de demonstrar forte interesse pela fonte para diversificar sua matriz energética: “Estamos comprometidos em continuar a nossa busca por moldar um cenário global de energia mais sustentável e limpa”, declarou o presidente.