DXT Commodities assume controle da Matrix Energia

Empresa adquiriu parte das ações que o sócio fundador, Cláudio Monteiro, detinha na companhia por valor não revelado

A DXT Commodities assume a partir desta segunda-feira, 15 de outubro, o controle acionário da Matrix Energia, a empresa adquiriu uma parcela da participação que o sócio fundador e atual CEO, Cláudio Monteiro, tinha na companhia e agora detém 70% das ações. O valor da transação não foi revelado pelas partes.
De acordo com a empresa, dentro do planejamento estratégico Monteiro também deixará a gestão executiva da companhia que ajudou a fundar e passará a atuar como vice-presidente do conselho de administração. O novo CEO é Rubens Misorelli Filho, que já conduzia os assuntos jurídicos e administrativos da Matrix desde 2016.
Cláudio Monteiro destaca que após quase 5 anos de existência, está consolidado o primeiro ciclo da Matrix, com o que classificou como excelentes resultados financeiros entregues aos acionistas. Somado a isso está o potencial de crescimento do mercado brasileiro de energia que encorajou a DXT a aumentar sua exposição no Brasil. A Matrix, continuou ele, faturou mais de R$ 2 bilhões no ano passado com uma das melhores rentabilidades do setor. “Criamos uma marca diferenciada, temos um acionista europeu e somos muito respeitados no mercado”, acrescentou.
Nos últimos dois anos, aponta a empresa, foram comercializados mais de 1 mil MW médios de energia por mês. Além de resultados consistentes, foram recebidos prêmios em diversos rankings de empresas. Desde o início das operações, a Matrix tem seu balanço auditado e desde 2017 possui o rating BBB(bra) da agência de classificação de riscos Fitch Ratings.
O novo CEO, Misorelli Filho, por sua vez, destaca que a sociedade com a DXT tem se mostrado vencedora e que a Matrix seguirá com a força de sua equipe, bem como com o conhecimento de Monteiro, que continuará apoiando a companhia na estratégia e na relação com o mercado.
A controladora da Matrix foi fundada em 2005, como DufEnergy Trading, afiliada ao Grupo Duferco e é uma das maiores tradings internacionais de energia e gás natural, com presenças em toda a Europa, Ásia e Américas.