CMSE diz que chuvas dos próximos dias indicam início do período úmido

Com a melhora nas condições de suprimento do SIN, comitê decidiu suspender reuniões semanais de avaliação

As chuvas previstas para os próximos sete dias nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Oeste do Nordeste já caracterizam o início do período chuvoso, na avaliação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. Essas precipitações atingirão especialmente as bacias dos rios Grande, Paranaíba, São Francisco, Doce e Tocantins, mas também as dos rios Xingu, Itaipu, Iguaçu e Madeira.

O CMSE realizou nesta quarta-feira, 17 de outubro, a última de uma série de reuniões semanais de avaliação das condições de atendimento do Sistema Interligado. Esses encontros vinham acontecendo desde o início de setembro, quando o comitê autorizou a geração de usinas termelétricas fora da ordem de mérito.

Com a melhora das condições de suprimento do sistema elétrico, o comitê concluiu hoje que não haverá necessidade de manter novos encontros extraordinários até a reunião mensal do dia 7 de novembro. Essa decisão só será revista se houver alteração significativa do quadro atual até aquela data.

Desde a semana passada, está suspensa a operação de térmicas com custo mais alto, o que será mantido também para a próxima semana operativa de 20 a 26 de outubro, segundo nota divulgada hoje pelo Ministério de Minas e Energia.

Na nota, o CMSE informa que no última segunda-feira, 15, a Energia Armazenada (EAR) nos reservatórios equivalentes dos subsistemas do SIN era de 21,2% das EAR máxima no Sudeste/Centro-Oeste, de 56,9% no Sul, de 26,8% no Nordeste e de 33,7% no Norte. No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o nível de armazenamento está 3% acima da curva de referência dos reservatórios.