A Engie adquiriu na última quinta-feira, 25 de outubro, a companhia especializada em operação de redes de iluminação Sadenco, uma das líderes desse mercado no país. A nova companhia do grupo amplia ainda mais o leque de soluções da companhia para Cidades do Amanhã e será a plataforma para alavancar negócios por meio de PPPs de iluminação pública, segundo Maurício Bähr, CEO da Engie Brasil.

“A rede de iluminação é um sistema neural de uma cidade, pois nela é possível ‘embarcar’ outras soluções, como câmeras de segurança, serviços de internet, entre outras”, complementa o executivo. A Sadenco tem forte atuação na operação e manutenção de sistemas de iluminação pública em Santa Catarina, com presença em Florianópolis, Blumenau, Joinville, além de Porto Alegre (RS) e Santos (SP).

A companhia, que administra 250 mil pontos de iluminação, tem atualmente 140 colaboradores e a intenção é contratar mais pessoas com a expansão dos negócios. De acordo com Bähr, a aquisição está alinhada com os pilares estratégicos do grupo no mundo. “No caso da descabornização, a iluminação pública inteligente gera redução do consumo de energia. Já em digitalização, prevemos a possibilidade de criar uma plataforma para outras soluções inteligentes para cidades. A oferta de soluções da Engie diretamente para prefeituras está em linha, por sua vez, com a descentralização, apoiando os poderes locais no processo de transição energética”, afirma.

A Engie opera atualmente mais de 1,5 milhão de pontos de iluminação pública no mundo, sendo uma das líderes deste mercado.