Situada no Vale do Paraíba, a cidade de Santa Branca (SP) foi contemplada na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da EDP e terá 100% das lâmpadas de iluminação pública substituídas pela tecnologia LED, mais eficiente, econômica e sustentável.

O projeto prevê a substituição de 1.519 pontos de iluminação pública por lâmpadas LED na cidade, sendo possível reduzir assim o consumo de energia referente a iluminação em 600 MWh/ano, o que equivale ao consumo médio anual de mais de 250 famílias. Além disso, há uma redução prevista também nos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é de cerca de 80 mil horas. O novo sistema também gera menos impacto ambiental por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

Para o município, a eficiência energética na iluminação das vias trará uma economia de energia em torno de R$ 220 mil reais por ano. “Sabemos que a iluminação pública está intimamente ligada à segurança pública e, com a economia gerada, será possível direcionar os recursos em benefício dos habitantes do município”, ressaltou Marney Antunes, diretor geral da EDP.

A ação também contempla a implantação de 340 pontos de telegestão, tecnologia que permitirá ao município gerir de forma remota o sistema de iluminação pública, com a opção de verificação das lâmpadas, se estão corretamente acesas ou apagadas, evitando desperdícios. A substituição dos equipamentos terá início no mês de dezembro, com conclusão prevista para três meses.