Com 16 mil painéis fotovoltaicos produzindo 5MW, a usina fotovoltaica Tucana, projeto da GD Solar em Jaíba, Minas Gerais, recebeu um conjunto de soluções tecnológicas da Mitsubishi Electric para otimizar sua operação, através do monitoramento da eficiência e prevenção de possíveis falhas na planta.

A companhia tem coletado diariamente 700 mil dados que são exibidos em tempo real para os acionistas da GD Solar. As informações são obtidas a partir de dois sistemas avançados em automação industrial: o IQ-R, sistema completo capaz de assegurar alta produtividade, confiabilidade, além de reduzir custos, além do software SCADA MC Works64, cuja função está ligada à interface de monitoramento do ativo, proporcionando uma gama completa de funções, especificamente em locais ligados à infraestrutura.

Na avaliação de Alexandre Serain, engenheiro da Mitsubishi Electric, o papel da multinacional é garantir a compilação de informações eficazes para obtenção de índices confiáveis de produção e consumo, possibilitando maior disponibilidade e confiabilidade da planta. “Dessa forma, unimos a qualidade dos produtos da Mitsubishi Electric com o nosso compromisso de uma sociedade mais sustentável”, comentou.

Para que isso funcione adequadamente, o papel de integrar todas as soluções dentro da usina é fundamental. Makoto Oyama, integrador da Schalt, destaca o papel da companhia dentro do projeto. “Nosso trabalho como integrador da solução e do sistema, com a coleta de dados que a tecnologia da Mitsubishi Electric nos oferece, vem permitindo a confiabilidade e a agilidade que os acionistas e investidores do projeto buscam”.

No Brasil, Tucana representa o primeiro projeto no setor fotovoltaico com participação da multinacional, que deve crescer nos próximos anos. “Nosso intuito é aumentar cada vez mais nossa presença no setor. Já fazemos parte do apoio à geração de energia sustentável no mundo e queremos fortalecer essa cultura em território brasileiro”, afirmou Serain.

Para a GD Solar, companhia brasileira que projeta, implementa e gera energia elétrica por meio de UFVs, “a importância da Mitsubishi Electric dentro do projeto é fundamental”.