Bonde turístico em SC passa a operar com energia solar

Equipamento recebeu o sistema fotovoltaico instalado pela Engie e tem retorno do investimento estimado em cinco anos

O Funicular, de Itá (SC), segundo equipamento deste tipo em atividade turística no país, é o primeiro a operar com energia solar. Instalado em maio de 2017, é um tipo de bonde que liga a parte baixa, onde ficam as atrações turísticas, e o centro da cidade, localizada no oeste catarinense.
O bonde foi o primeiro do país inteiramente fabricado em território nacional e já veio de fábrica com placas solares instaladas no teto, que geram a energia que alimenta os comandos internos da cabine, como o abrir e fechar da porta, refrigerar e iluminar. O sistema fotovoltaico foi instalado pela Engie no telhado da estação onde ocorre o embarque e desembarque, no entanto, amplia a geração e supre todo o funcionamento da empresa com energia renovável, incluindo 100% do funcionamento do Funicular.
Este é o primeiro empreendimento turístico da cidade a se tornar autossuficiente em energia e a instalação do sistema solar, completada em novembro, irá proporcionar uma economia mensal de cerca de R$ 900 na fatura de energia elétrica da empresa. O tempo de retorno do investimento é estimado em cinco anos.