O Centro Universitário Adventista de São Paulo – Unasp, instalado em Hortolândia (SP), conta com um novo sistema de iluminação, todo baseado na tecnologia LED. A modernização foi viabilizada por meio de um investimento de R$ 1,1 milhão da CPFL Paulista, concessionária que atende ao município. O projeto inclui a substituição de 3.571 lâmpadas fluorescentes tubulares e reatores, modelos menos econômicos e eficientes.

O campus da universidade consome atualmente, em média, 2.186,83 MWh/ano. Desse volume, o antigo sistema de iluminação consumia 1.081,73 MWh/ano – 49% de toda a energia demandada. A expectativa é que, com o novo projeto, o consumo de energia caia para 670,90 MWh/ano, representando uma redução de 30% no valor da conta do campus. O volume de energia economizada seria suficiente para abastecer em torno de 275 famílias com um consumo mensal de 200 kWh/ano.

Além de reduzir o valor mensal da conta de luz paga pela universidade, o projeto da CPFL Paulista também contribui com o meio ambiente, ao evitar a emissão de 54,92 toneladas de CO². Esse montante, de acordo com a empresa, equivale ao plantio de 330 árvores. A modernização do sistema de iluminação do campus da Unasp foi financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.