RGE doa chuveiros inteligentes para 2 mil famílias

Investimento foi de R$ 2,3 milhões, contemplando clientes em 13 municípios do Rio Grande do Sul

Duas mil famílias de 13 cidades do Rio Grande do Sul foram contempladas com um novo modelo de chuveiro neste ano. A Rio Grande Energia (RGE), através do Programa de Eficiência Energética (PEE), instalou dois mil trocadores de calor, também conhecidos como chuveiros inteligentes, em residências de clientes enquadrados na Tarifa Social. Com investimento de R$ 2,3 milhões, foram beneficiados moradores de Gravataí, Carlos Barbosa, Inhacorá, Viadutos, Alegria, Porto Mauá, São Valério do Sul, Vale Real, Áurea, Ilópolis, Rondinha, Glorinha e Farroupilha.

A instalação, totalmente gratuita aos moradores, substitui o chuveiro comum por um sistema inteligente de aquecimento de água, transformando um chuveiro comum em inteligente. No momento do banho, a água da caixa ou da rede, por meio de conexões especiais, é conduzida até uma plataforma e passa por dentro do trocador de calor, necessitando de uma potência menor de energia para que se atinja a temperatura ideal da água. Em média, 35% da fatura dos clientes se deve ao consumo do chuveiro elétrico, portanto reduções no consumo deste equipamento apresentam considerável impacto positivo na fatura de energia elétrica.

Segundo o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, a ação beneficia clientes mapeados pela empresa e que terão um benefício real na conta de energia com os novos equipamentos. “Nós chegamos, prioritariamente, nos clientes em situação de vulnerabilidade. Pretendemos, com ações de eficiência energética, contribuir para que ele tenha uma tarifa menor e, obviamente, utilize a energia de maneira racional, eficaz e respeitando o meio ambiente, tendo um menor dispêndio no pagamento da fatura”, destaca Deters.