As novas versões do SigaCCEE e do módulo Mecanismo de Compensação de Sobras e Déficits – MCSD do CliqCCEE, disponibilizadas em dezembro de 2018 pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, tiveram telas reformuladas para simplificar e facilitar a interação do agente com os sistemas, com novas funcionalidades para auxiliar o preenchimento de informações e aumentar a transparência na visualização dos dados, trazendo mais qualidade e segurança para os processos.

No SigaCCEE, as telas para Solicitação de Modelagem de Ativos – SMAs contam agora com mais quatro recursos. O primeiro é a possibilidade em replicar as informações de capacidade e tipo de operação em vigência de determinada unidade geradora, facilitando o preenchimento do cadastro da usina.

Já na aba Modelagem, (antes conhecida como “Parcelas”), passam a ser exibidos mais detalhes sobre a modelagem do ativo como as parcelas, expressões e a topologia.

Outro recurso é as Informações da Modelagem nas SMAs, onde pode ser feita a Identificação de preenchimento de alguns campos da aba cadastro que passam a indicar qual informação deve ser inserida. O objetivo é evitar erros de interpretação e consequentemente, retrabalho dos agentes.

Por fim há a simplificação na solicitação do ativo durante o preenchimento das informações da usina. Na aba operacional, caso o agente possua o tipo de contratação em transmissão – CUST e não tenha consumo associado, a informação “Concessionária Influenciada” deixa de ser obrigatória, diminuindo assim a quantidade de informações solicitadas nesta etapa.

No caso do MCSD de Energia Existente, as Regras de Comercialização 2019 unificaram as modalidades Mensal e Trocas Livres do MCSD de Energia Existente. Na atualização do módulo no CliqCCEE, a Câmara de Comercialização também aprimorou as telas de declaração.

Agora é possível também inserir a declaração de sobras provenientes de outros desvios de mercado, selecionar os ativos para declaração, além de visualizar um quadro com um resumo de sua declaração e portfólio de energia existente, que anteriormente estavam disponíveis na tela “Consultar Validação de Declaração”.