Ocorrências no SIN cortam 250 MW em Manaus, afirma ONS

Desligamento de carga da Eletrobras Distribuição Amazonas aconteceu no sábado, 19, e durou aproximadamente 22 minutos até o restabelecimento total

O Operador Nacional do Sistema Elétrico registrou o corte de carga de 250 MW da Eletrobras Distribuição Amazonas na região metropolitana de Manaus no último sábado, 19 de janeiro, precisamente às 16:53 horas. As informações constam nos dados do Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO), que indicou a interrupção a partir das subestações de 69 kV Cachoeirinha, Flores, Seringal Mirim e Redenção.

O ONS afirmou que ainda desconhece a causa real do desligamento, mas que no momento da ocorrência havia “chuva e descargas atmosféricas na região”. A normalização da carga foi iniciada às 16:58 horas, sendo concluída às 17:15 horas.

Ainda segundo o Operador, houve desligamento de unidades geradoras durante a ocorrência, com redução na geração total das térmicas Aparecida, que variou de 110 MW para 11 MW; Ponta Negra, que desligou totalmente com 65 MW, sendo normalizada às 17:22 horas; Flores, que foi de 78 MW para 11 MW e por fim a UTE Iranduba, que oscilou de 25 MW para 11 MW.