A Petrobras informou em comunicado ao mercado na última segunda-feira (21) que o professor Nivio Ziviani será indicado pelo governo,  seu acionista majoritário, para exercer o cargo de membro do Conselho de Administração da empresa. De acordo com o comunicado, a indicação será submetida aos procedimentos internos de governança corporativa, como análises de conformidade e integridade necessárias ao processo, que envolvem apreciação pelo Comitê de Indicação e Sucessão do CA, pelo Conselho de Administração e posteriormente pela Assembleia Geral de acionistas.

Segundo a Petrobras, a indicação de Ziviani para o CA da Petrobras é consistente com a ênfase dada à tecnologia da informação no processo de mudança transformacional para a maximização da geração de valor para os acionistas e o Brasil.

Ele é graduado em Engenharia Mecânica pela UFMG, com mestrado em Informática pela PUC-RJ e Ph.D. em Computer Science pela Universidade de Waterloo, Canadá. É um especialista em tecnologia da informação, sendo destacado acadêmico e empreendedor. Publicou vários livros sobre algoritmos e foi Professor Titular do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Como empreendedor fundou várias empresas, como Kunumi, Neemu, Akwan Information Technologies e Miner Technology Group. O Professor Ziviani é também co-criador da máquina de busca TodoBR.