Uma parceria inédita entre a Light e o Clube de Regatas Vasco da Gama será concretizada na próxima quinta-feira, 24 de janeiro, às 11h, quando a concessionária e a instituição devem assinar um termo em que todo o material coletado na sede de São Januário passará a gerar descontos nas despesas de energia da equipe. A iniciativa faz parte do Light Recicla, projeto da companhia carioca que troca resíduos recicláveis por bônus na conta de energia elétrica.

Segundo a empresa, é a primeira vez que uma distribuidora de energia realiza este tipo de convênio com um clube de futebol. O desconto passará a valer a partir da coleta realizada no primeiro jogo da equipe em São Januário após a assinatura.

“A parceria com um grande clube como o Vasco ajuda na ampliação do conhecimento sobre o Light Recicla e na busca por novos adeptos para o projeto”, afirmou o Diretor Comercial da Light, Marco Antonio Vilela de Oliveira.

Para Claudio Fernandez, Vice-Presidência de Relações Públicas do Vasco, o olhar ambiental é uma obrigação da instituição, que sempre primou pela questão. “Agradecemos à Vice-Presidência de Patrimônio e seus diretores por se empenharem em atenderem às especificações do Light Recicla para que o Clube pudesse ser parceiro em um projeto pioneiro desses”, reiterou.

Criado em 2011 por meio do Programa de Eficiência Energética da Aneel, o Light Recicla já concedeu mais de R$ 1 milhão em descontos nas contas de energia dos clientes e instituições sociais participantes, até dezembro de 2018. O programa contempla os pilares da sustentabilidade (social, ambiental e econômico), ajuda a sociedade a tratar seus resíduos e evita que toneladas de lixo sejam descartadas diretamente no meio ambiente, possibilitando ainda a redução do valor da conta através dos descontos. Desde o início, já foram coletadas mais de 10 mil toneladas de resíduo reciclável e quase 60 mil litros de óleo de cozinha usados que seriam descartados sem tratamento adequado.

Atualmente, a ação de reciclagem da companhia disponibiliza 11 ecopontos no município do Rio de Janeiro e 1 na cidade de Miguel Pereira. São mais de 16 mil clientes e 95 instituições sociais cadastradas.

Para participar, o cliente deve ir a um dos ecopontos do projeto com a conta de luz e se cadastrar no projeto. A partir daí, receberá um cartão e passará a entregar diversos materiais recicláveis em troca de bônus, como plástico, metal, vidro, papel e óleo vegetal usado. Cada item tem um preço por peso que gera o crédito na conta de energia escolhida.

Os bônus podem ser doados para a conta de luz de instituições sociais cadastradas, também disponíveis na página da empresa. Os clientes comerciais e os condomínios também podem participar trocando seus materiais recicláveis e doando parte do desconto para uma das instituições sociais cadastradas.