Universidade em SC terá sistema de energia solar

Prédio da Udesc em Florianópolis economizará ao receber placas fotovoltaicas e substituir lâmpadas comuns pelas de LED

O prédio da reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no campus no Itacorubi, em Florianópolis, irá receber a instalação de um sistema de energia solar este ano. De acordo com a Quantum Engenharia, responsável pela obra, até março serão instalados 156 painéis de 325 Wp, representando uma potência instalada de 50,70 kWp. Além disso, serão substituídas 1,1 mil lâmpadas comuns pelas de tecnologia LED, gerando uma economia de 48% na conta de energia da instituição.

O projeto é financiado por meio do Programa de Eficiência Energética Aneel Celesc e, além da economia para os cofres públicos, prevê maior sustentabilidade e menor impacto ambiental através das placas fotovoltaicas e a tecnologia LED. Com o sistema de energia solar, caso o consumo da universidade for menor do que a energia gerada no período, esse montante ainda pode ser entregue à Celesc, e utilizada posteriormente pela instituição em forma de crédito na conta.

O chamado payback – tempo em que o valor do investimento nesses sistemas é pago com a economia na conta de luz, é de até cinco anos. Mas para o presidente da Quantum Engenharia, Gilberto Vieira Filho, este tipo de facilidade é essencial primordialmente por se tratar de uma alternativa limpa de energia.