Segurança cibernética e novas tecnologias estarão em pauta no UTCAL Summit 2019

Empresas de energia elétrica vou apresentar os principais temas da área de TIC durante os três dias de evento, no Rio

Os temas mais importantes do setor de utilities no Brasil e no mundo, incluindo as soluções mais avançadas na área de Tecnologia da Informação e Comunicações, estarão em pauta no UTCAL Summit 2019. O seminário internacional, que este ano acontecerá entre os dias 27 e 29 de março no Rio de Janeiro, reunirá autoridades de agências reguladoras, como Aneel e Anatel, e líderes de empresas de energia elétrica, gás e saneamento. No âmbito do setor elétrico, representantes de concessionárias de geração, transmissão e distribuição vão apresentar cases e iniciativas.

Durante os três dias de discussões, os especialistas vão abordar as novidades no segmento de TIC, as regulamentações necessárias para atender às demandas da área e as tendências tecnológicas para as empresas e instituições responsáveis pela oferta de serviços essenciais à população. Pela primeira vez estará em pauta no país o “blackstart” – a capacidade de as empresas de energia elétrica retomarem o fornecimento após um apagão generalizado provocado por eventos como desastres naturais, ataques cibernéticos, guerras ou uma combinação de incidentes em sequência.

O edição deste ano do UTCAL Summit também vai trazer cases sobre segurança cibernética, como o que será apresentado pelo responsável pela cibersegurança da EDP de Portugal, Nuno Medeiros. Ele falará sobre a evolução do nível de segurança das redes inteligentes da empresa. O evento terá ainda a participação de diversas outras companhias de energia do Brasil, como Neoenergia, Cemig, Furnas, CPFL, Petrobras, Equatorial, Eletrosul, Energisa e Chesf. Mais informações sobre o UTCAL Summit 2019 podem ser obtidas em www.utcamericalatina.org/summit2019.