MME estuda transformar PDE em plano de 15 anos

Possibilidade foi levantada por Albuquerque, que anunciou também a intenção de enviar ao Congresso Nacional em abril a proposta sobre mercado do gás

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse em audiência na Câmara que o MME pensa em transformar o Plano Decenal de Energia (PDE) em um plano de 15 anos, “para dar maior visibilidade ao setor.” Albuquerque destacou que o ministério já tem programados leilões de energia elétrica para os próximos cinco anos.

“Nós vamos ter agora anualmente leilões A-4 em junho e A-6 em setembro, decorrentes do Plano Decenal de Energia”, afirmou nesta quarta-feira, 27 de março. Ele lembrou que um país com a diversidade de fontes de energia como o Brasil tem que considerar todas as possibilidades.

Gás natural  Bento Albuquerque também anunciou que pretende apresentar até o mês de abril o modelo do Novo Mercado de Gás, nome que o governo atual deu para a iniciativa Gás para Crescer do governo Temer. “E eu já me convido para vir aqui em abril para apresentar o novo mercado”, antecipou aos parlamentares. Ele disse que espera construir o novo marco regulatório do gás natural em conjunto com o Congresso Nacional.