A multinacional francesa Quadran International, através de sua subsidiária Quadran Brasil, efetuou uma encomenda de aerogeradores para o parque eólico Serrote, de 206 MW, localizado no município de Trairí, no estado do Ceará. O contrato inclui o fornecimento e a instalação de 49 turbinas eólicas V150-4.2 MW com altura de cubo de 125 metros, produzidas pela dinamarquesa Vestas. A energia do parque eólico Serrote será fornecida à concessionária brasileira Cemig por meio de um contrato de PPA (Power Purchase Agreement, na sigla em inglês) com a Quadran Brasil.

“Estamos muito satisfeitos com o sucesso das negociações para o uso das turbinas eólicas V150-4.2 MW em nosso primeiro projeto no Brasil. Acreditamos que essa parceria irá agregar muito valor, qualidade e segurança aos nossos projetos. Gostaria de agradecer a Vestas pelo espírito de colaboração demonstrado neste contrato e espero que possamos continuar trabalhando juntos em nossas próximas iniciativas”, afirmou Armando Abreu, CEO do Quadran Brasil, em comunicado divulgado à imprensa nesta segunda-feira, 1º de abril.

Esta é também a primeira encomenda que a Vestas recebe no estado do Ceará, onde a empresa mantém a fábrica que fornece naceles para os pedidos de V150-4.2 MW no Brasil. As 49 naceles, bem como as pás e as torres que irão compor o parque eólico Serrote, serão produzidas localmente de acordo com as regras do BNDES. A entrega das turbinas deve começar em 2020, enquanto que o comissionamento está previsto para 2021.

“Gostaria de agradecer a Quadran Brasil pela confiança depositada na Vestas. O projeto certamente se beneficiará do desempenho de nossa principal turbina eólica onshore, bem como da proximidade de nossas instalações de montagem em Aquiraz”, destacou Rogério Zampronha, presidente da Vestas no Brasil e Latam Sul.

Desde que a Vestas anunciou a expansão de sua capacidade de produção no estado do Ceará em outubro de 2018, a empresa já acumulou 819 MW em pedidos para sua turbina eólica V150-4.2 MW. A empresa já havia anunciado contrato com a Engie para fornecer 361 MW.

https://www.canalenergia.com.br/noticias/53094632/vestas-fornecera-361-mw-em-turbinas-para-engie