A consultoria Cela lançou nesta segunda-feira, 8 de abril, a plataforma online de modelagem financeira para o setor de geração solar distribuída no Brasil. Chamada de Revalue, a expectativa é que o software garanta a rentabilidade dos projetos com base em informações inseridas pelos clientes com base nos empreendimentos que pretendem viabilizar. A empresa projeta que a solução apresentada oficialmente possa levar a um crescimento de cerca de 300% nos negócios nos próximos 12 meses.
De acordo com a diretora geral da Cela, Camila Ramos, o serviço está disponível por meio de assinatura dos clientes. E conta com a modelagem que a consultoria que comanda vem desenvolvendo em seus seis anos de vida. “Essa modelagem é a que fazíamos com base no excel e agora está tudo online, com o Revalue acredito que o processo de análise de viabilidade econômica vai se reduzir em 90%”, destacou a executiva.
No foco inicial da Cela podem estar as cerca de 10 mil empresas que atuam no Brasil no segmento de GD. Dentre eles estão novos entrantes no setor, investidores, geradores, bancos e fabricantes de equipamentos, entre outros. O software funciona em nuvem e em tempo real buscando as informações macroeconômicas e dados para a análise relacionadas aos projetos.
Com o crescimento acelerado desses projetos, analisou, uma ferramenta como essa pode auxiliar as companhias a serem mais eficientes e assertivas em sua análise. “A ferramenta traz online os dados como tarifas de todas as distribuidoras de energia no país, questões tributárias e regulatórias da GD, um fator importante já que estamos em meio ao processo de revisão da resolução 482 da Aneel”, lembrou.
Desde fevereiro, a plataforma tem sido utilizada nas operações da Equatorial Energia, controladora das distribuidoras Cemar (MA), Celpa (PA), Cepisa (PI) e Ceal (AL). O desenvolvimento da ferramenta levou cerca de sete meses, realiza a análise de viabilidade financeira detalhada de projetos, para os principais modelos de negócios e produtos de GD. “Disponível em português e inglês, permite a realização de due diligence de modelos financeiros, servindo como benchmark de comparação com o mercado e garantindo uma análise detalhada dos projetos”, afirma a Cela.
Entre suas funcionalidades, o software permite gerar análises detalhadas de viabilidade financeira, para que as empresas tenham condições de selecionar os seus melhores projetos e para que as instituições financeiras possam criar linhas de financiamento mais assertivas.
Além disso, a empresa destacou que os fabricantes de equipamentos que o Revalue orienta sobre a competitividade dos equipamentos nacionais e internacionais, e como podem ser combinados com linhas de financiamento específicas.
A versão atual, explicou Camila, é a integral, mas os próximos passos deverão ainda incluir versões customizadas ao longo do tempo já que, definiu a ferramenta como uma plataforma viva e que é atualizada constantemente. “Com nossa plataforma as empresas poderão focar em seu core business reforçando suas análises de projetos, questões comerciais e outras mais relacionadas com suas atividades”, propagandeou.