Engie Brasil assina contrato de compra de participação acionária na TAG

Empresa de transporte foi vendida pela Petrobras por R$ 35 bilhões. Aliança Transportadora de Gás Participações terá 90% das ações

A Engie Brasil assinou com a Petrobras contrato de compra e venda de participação na transportadora de gás TAG, vendida por R$ 35 bilhões. A assinatura envolveu, além das duas empresas, a Aliança Transportadora de Gás Participações, na qualidade de compradora; a GDF Internacional e Caisse de Dépôt et Placement du Québec, na qualidade de membros do grupo adquirente; e a própria TAG, como  interveniente-anuente. A Engie Brasil Participações entrou como interveniente-garantidora, regulando o processo de aquisição de 90% do capital social da TAG por parte da Aliança.

De acordo com comunicado divulgado ao mercado na última quinta-feira (25), o contrato ainda está sujeito a algumas condições, como a obtenção de aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica. A Engie Brasil, que possui atualmente 32,5% no capital social da Aliança, passará a deter uma participação indireta de 29,25% no capital social da TAG, caso a operação seja concluída e aprovada nas bases firmadas. A Petrobras continuará a deter uma participação minoritária equivalente a 10%.

O comunicado diz ainda que está em análise se há ou não o direito de os acionistas dissidentes se retirarem da companhia mediante o reembolso de suas ações. Segundo a Engie, esse desdobramento também será comunicado ao mercado.