Um total de 100 empresas do setor elétrico, das áreas de geração, transmissão e distribuição, manifestou interesse em participar da Chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 22/2018 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A chamada tem como objetivo receber projetos para soluções em mobilidade elétrica, seja por meio de modelos de negócio, equipamentos, tecnologias, serviços, sistemas e infraestruturas para suporte ao desenvolvimento e à operação dos veículos elétricos ou híbridos plug-in, a bateria ou célula combustível.

Pelo calendário previsto, os interessados têm até o dia 15 de julho para enviar suas propostas, que serão apresentadas em um workshop na agência no início de agosto, para início de execução dos projetos ainda em 2019.

A chamada é fruto de uma construção conjunta e participativa com o setor, por meio da Rede de Inovação no Setor Elétrico – RISE aplicada à mobilidade elétrica, cuja concepção foi iniciada em abril do ano passado, com discussões técnicas que agregaram representantes da indústria e serviços, dos setores automotivo, transporte, logística, petróleo e gás e ambiental, além dos executores consagrados das universidades e centros de pesquisa.

O objetivo da chamada é gerar produtos inovadores de P&D e Eficiência Energética nas fases finais da cadeia de inovação, sejam elas cabeça de série, lote pioneiro ou inserção no mercado. O importante é que as empresas apresentem soluções desenhadas com modelos de negócio e com clientes bem definidos.

Estão previstos projetos nos temas de eficiência energética na mobilidade elétrica, inserção/integração de fontes de energias renováveis na mobilidade elétrica – tecnologias e/ou operação, mobilidade elétrica de veículos superleves, leves e pesados, compartilhamento /desenvolvimentos de infraestrutura para a mobilidade elétrica e armazenamento de energia voltado à mobilidade elétrica.

Os executores interessados em participar podem procurar as empresas do setor elétrico que manifestaram interesse. Confira aqui a lista de empresas que manifestaram interesse em participar da chamada.