A Solarian Energy inaugurou sua segunda usina solar para geração distribuída. A unidade foi construída na cidade de Rio das Flores (RJ), próxima à divisa com Minas Gerais, mas na área de concessão da Light. A usina tem potência instalada de 1.052 kWp e vai gerar energia para abastecer 15 lojas de um dos maiores grupos varejistas do país localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo informações do site da Aneel, a planta é a segunda maior em operação na área da concessionária.

Além de reduzir os custos de energia do cliente, 205 toneladas de CO2 deixarão de ser jogadas na atmosfera anualmente. De acordo com Edgard Franco, CEO da Solarian, o cliente não participou do investimento do projeto. Ele vai economizar sem fazer nenhum investimento e ainda evita emissões de CO2 equivalentes a uma pequena floresta com nove mil árvores. Segundo ele, é um bom negócio pra clientes atendidos em baixa tensão que não tem podem ir ao mercado livre.

A unidade conta com um moderno sistema de monitoramento que permite o acompanhamento desde a geração em cada string/inversor, até os créditos em cada uma das faturas das lojas. A empresa já fechou 8,5 MW em outros projetos de GD neste ano e planeja ter 12 MW em plena operação até o final do ano.