Siemens Gamesa é primeira fabricante de aerogeradores a obter grau de investimento

Standard & Poor's e Moody's atribuíram notas com base na liderança que empresa tem no setor

A Siemens Gamesa se transformou na primeira fabricante de aerogeradores a conseguir grau de investimento de agências de rating. A Standard & Poor’s atribuiu um rating de crédito de longo prazo ‘BBB-‘ com perspectiva positiva e uma classificação Baa3 com perspectiva estável da Moody’s. A Siemens Gamesa tem forte presença no mercado brasileiro, sendo fornecedora de players como Voltalia, Omega e Neoenergia.

De acordo com a S&P, a posição de liderança da Siemens Gamesa na competitividade e consolidação dos mercados onshore e offshore deve ajudar o grupo a aumentar a sua participação no mercado e liderar a consolidação do mercado. A agência de classificação também, destacou que a gestão financeira conservadora e a política financeira transparente da empresa, com um forte balanço patrimonial, permite preservar fortes métricas de crédito e liquidez.

Segundo a Moody’s, a classificação é apoiada principalmente pela posição de liderança de mercado da Siemens Gamesa, a sua alta visibilidade de receita e  vantagem tecnológica em relação aos concorrentes, além das atividades de serviços relacionados e em crescimento. Para David Mesonero, diretor financeiro da Siemens Gamesa, a obtenção do grau de investimento é um marco significativo e um reconhecimento das conquistas da fabricante. Os ratings confirmam a força financeira e industrial da empresa e vão permitir que ela continue diversificando e otimizando suas fontes de financiamento.