Metron implantou filial no Brasil, com escritório em São Paulo, de modo a disponibilizar no país sua plataforma de avançada tecnologia de inteligência de energia, que combina big data com inteligência artificial.

Entre as mudanças que o mercado de energia vivencia atualmente, chama atenção a digitalização dos sistemas elétricos: o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação permitem que a energia seja produzida, distribuída, consumida e até armazenada de forma mais inteligente e eficiente pelos agentes.

Tal avanço tem resultado em consumidores de energia cada vez mais proativos, tendo a sua disposição ferramental tecnológico avançado para gerenciamento inteligente de sua infraestrutura energética.

Para fazer as melhores escolhas continuamente, é necessário que o consumidor conheça profundamente as características de suas instalações, o que se dá com a instrumentalização e digitalização dos seus processos e conectividade entre sistemas e equipamentos.

A instrumentalização resulta na obtenção de quantidade significativa de dados internos (Big Data), coletados por medidores e sensores instalados ao longo do processo produtivo, e dados externos, aos quais devem ser aplicadas ferramentas de inteligência artificial e machine learning a fim de se realizar correlações entre os diversos dados e profundas análises. Com isso é possível construir modelos capazes de interpretar a realidade a cada instante, detectar inconsistências assim como novas otimizações de energia continuamente, fornecendo bases para uma tomada de decisão mais eficiente e em tempo real.

Deve-se levar em conta também que a mudança para preços com base horária, prevista para 2020, tornará mais complexa a elaboração de estratégias integradas de consumo, geração, suprimento, trading e investimentos de curto, médio e longo prazos. E um adequado planejamento de consumo/geração a longo prazo assegura negociações de compra/venda de energia a condições competitivas e minimiza riscos de exposição à volatilidade do mercado de curto prazo.

Nesse sentido, a METRON, empresa francesa de tecnologia de inteligência energética, dispõe de uma plataforma de inteligência artificial que alia recursos analíticos de Big Data, IoT, machine learning, profundos conhecimentos em processos energéticos industriais e que está em sintonia com as complexas necessidades de gestão energética integrada da Indústria 4.0.

A plataforma permite acesso em tempo real e on line a todas as informações energéticas e dos processos produtivos das instalações, incluindo autogeração de energia, identificando e quantificando de imediato oportunidades de otimização do uso e do suprimento de energia e de utilidades em geral, propondo soluções que resultam em economias de até 15 % com os custos de energia.

(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela METRON)