O governo trabalha para apresentar ainda em junho o projeto de capitalização da Eletrobras. A ideia inicial de aumentar o capital da empresa permanece, mas o modelo para que essa ação seja tomada é que está em discussão, afirmou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque após participar do Energy Week, evento promovido pelo Grupo CanalEnergia – Informa Markets, nesta terça-feira, 28 de maio, em São Paulo.

Segundo o executivo chefe da pasta, o projeto está sendo trabalhado junto ao Ministério da Economia, Advocacia Geral da União e com a própria Eletrobras. No próximo mês será apresentado internamente e depois ao Congresso Nacional. Na avaliação do ministro, é possível que o modelo possa ser encaminhado ao legislativo ainda no mês que vem.

“Se vier alguma contribuição seja do legislativo, seja de quem quer que seja, como eu disse o diálogo é transparente e aberto, mas nós estabelecemos um planejamento e estamos cumprindo e vamos apresentar essas informações em junho”, afirmou Bento Albuquerque.

Linhão de Boa Vista

No caso do linhão de transmissão de Boa Vista, o governo espera obter em breve a licença de instalação da obra. Segundo o ministro, o governo vem cumprindo o cronograma para a obtenção da autorização junto ao Ibama. Ele explicou que o prazo para a apresentação dos documentos termina na próxima sexta-feira e que, segundo as informações que possui, a negociação com os indígenas da região está caminhando bem.

A obra interligará a última capital do país que não possui conexão ao Sistema Interligado Nacional. O consórcio responsável pela obra é formado pela Eletronorte e a Alupar, mas as obras não começaram em função dos problemas com o licenciamento do projeto que é projetado para ter 715 quilômetros de extensão, mas que 120 km estão em terras da Waiomiri-Atroari. O certame ocorreu em 2011.