A presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Élbia Gannoum, recebeu um dos principais prêmios internacionais na área de energia. Ela foi agraciada com o prêmio “C3E – Clean Energy Education & Empowerment – Woman of Distinction Award”, durante o evento “Clean Energy Ministerial”, que acontece esta semana no Canadá. O evento reúne as maiores autoridades de energia no mundo.
O C3E é uma iniciativa internacional do Clean Energy Ministerial e da Agência Internacional de Energia. A premiação reconhece e homenageia mulheres profissionais que se destacam na indústria de energias limpas no mundo, pela excelência em áreas como liderança, política, defesa da fonte, avanço técnico, entre outros fatores, contribuindo para o avanço das mulheres no setor.
Élbia se mostrou honrada com a homenagem e o reconhecimento do trabalho desenvolvido, especialmente em defesa da energia eólica, na última década. “Defender a energia eólica é, ao mesmo tempo, uma tarefa árdua e fácil. É um paradoxo com o qual lido desde o início. Foi uma tarefa árdua, especialmente no início, porque tivemos que batalhar muito no Brasil para convencer governo, empresários e sociedade de que esta era uma boa opção e de que era viável financeiramente. E tem sido, ao mesmo tempo, algo fácil porque os benefícios da energia eólica facilmente se espalharam a olhos vistos pelo Brasil, especialmente em áreas mais carentes de recursos, como o Nordeste, onde a natureza colocou os nossos melhores ventos”, afirmou a executiva.
Ela disse ainda que todos reconhecem hoje que a energia eólica é fundamental para a expansão da matriz energética de forma diversificada. “O Brasil é abençoado por seus recursos renováveis e naturais e é com muito prazer que me dedico a promover um setor que não apenas transforma o vento em energia, mas que atua de forma a proteger nossos recursos naturais. Nós vivemos um momento fundamental na história mundial em que todos estamos sendo chamados à responsabilidade de defender o planeta. Sinto um profundo orgulho de atuar numa indústria que está contribuindo para lutar contra o aquecimento global. Este prêmio é obviamente uma grande conquista pessoal, mas é, acima de tudo uma prova do poder da força dos ventos brasileiros”, disse Élbia.
Durante o evento, foi lançada ainda a iniciativa “Equal by 30”, um compromisso público das organizações dos setores público e privado para trabalhar em direção à igualdade de remuneração, liderança igualitária e igualdade de oportunidades para as mulheres no setor de energia limpa até 2030. Élbia lembrou que, quando começou no setor elétrico, há quase 20 anos, o número de mulheres era mais reduzido que hoje, porém é necessário um maior avanço para melhor a representatividade feminina no setor de energia.
“É, no entanto, necessário seguir adiante na luta por uma participação maior das mulheres no setor porque a representatividade ainda está longe de estar mais próxima da igualdade. É, portanto, com muito orgulho que recebo esta premiação hoje e sei da minha responsabilidade não apenas porque sou exemplo e líder, mas porque tenho como missão incentivar cada vez mais mulheres a se dedicarem ao setor”, apontou Elbia.