As Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ESCOs) agora podem obter o selo QualiESCO pela internet. A certificação, oferecida pela Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), com apoio da Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba), tem por função qualificar e validar a capacidade técnica das empresas do setor. A abrangência do reconhecimento é internacional e válida por três anos. Ao término deste período, a ESCO deverá passar por uma nova avaliação para obter a permanência do selo.

Alexandre Moana, presidente da Abesco, destacou que o programa se encontra em uma nova fase operacional, com a ampliação das áreas e competências a serem qualificadas. “Acreditamos que há, de fato, a possibilidade de uma maior participação de empresas e profissionais da área de Eficiência Energética”, declarou.

O programa é desenvolvido desde 2011 pela associação em âmbito nacional e visa conhecer e quantificar as especialidades das empresas de energia, conforme a área de atuação e competência de cada uma. Podem retirar o selo as empresas associadas ou não à Associação. Já as ESCOS que já possuem o selo QualiESCO anterior ao novo modelo têm até dezembro de 2020 para se adequarem ao novo formato.